RSC na era ESG: quais os indicadores que devem ser mensurados
Um guia para as empresas
RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA
9/8/20252 min read


Os indicadores ESG permitem avaliar e monitorar a conduta adotada pelas empresas, considerando seus aspectos ambientais, sociais e de governança. Quando focamos nas métricas sociais, que devem ser acompanhadas pela área de Responsabilidade Social ou de Sustentabilidade da companhia, podemos dividir em:
1) Tópicos básicos, reportados em qualquer relatório, não somente no de sustentabilidade (ex. número de funcionários, turnover, quantidade de horas de treinamento de funcionários etc).
2) tópicos mais avançados, que estão ligados diretamente ao impacto social desta organização na sociedade (ex. Diversidade e Inclusão, Direitos Humanos, Ética nos negócios etc).
Lembramos sempre que indicadores ESG são ferramentas que auxiliam as empresas a quantificarem seu compromisso com sua própria Responsabilidade Corporativa. Ou seja, não basta somente reportar, as empresas devem ter metas e planos de ação para o atendimento desses indicadores.
Abaixo as métricas sociais do ESG mais importantes atualmente:
1) Diversidade e Inclusão:
As métricas ESG nesta área analisam a representação de grupos minoritários, igualdade de gênero, diversidade étnica e outros aspectos relacionados à inclusão na empresa.
2) Direitos Humanos dos Trabalhadores
As métricas nesta categoria avaliam as condições de trabalho, salários justos, acidentes, benefícios para os funcionários e políticas de saúde e segurança no trabalho.
3) Envolvimento com a Comunidade
Empresas socialmente responsáveis se envolvem ativamente com suas comunidades locais. Métricas ESG relacionadas medem o impacto das iniciativas de caridade, programas de voluntariado e desenvolvimento de projetos sociais comunitários.
4) Ética nos Negócios
As métricas nesta área analisam a integridade e transparência da empresa em suas práticas comerciais. Questões como anticorrupção, conformidade regulatória, Compliance e divulgação transparente são cruciais para construir a confiança dos stakeholders.
5) Relacionamento com Stakeholders
Esta métrica se refere à avaliação das relações das empresas com seus stakeholders, como fornecedores, clientes. Isso pode envolver a medição do grau de confiança e parceria construído ao longo do tempo.
IMPORTANTE:
As métricas sociais ESG estão cada vez mais alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas - ONU. Isso permite que as empresas também avaliem seu impacto social com relação a sua influência no mundo para erradicação da pobreza, fome, questões de saúde e bem-estar, igualdade de gênero e redução das desigualdade em geral.
Veja este post direto no Linkedin.
Sustentabilidade
Consultoria em impacto social e ESG.
contatos
fale conosco
contato@mtdgrupo.com.br
+55 21 99336-2220
© 2025. All rights reserved.
